A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV ou LCA, na sigla em inglês) do portfólio I’m green™ bio based, da Braskem, demonstra o potencial das soluções renováveis para reduzir os efeitos das mudanças climáticas e contribuir para uma economia de baixo carbono. A análise contempla produtos como polietilenos (PE), etileno-vinil-acetato (EVA) e cera de polietileno (PE
WAX), todos produzidos a partir de etanol de cana-de-açúcar.
Os resultados indicam que as soluções apresentam pegada de carbono negativa, do berço ao portão da fábrica, em comparação às alternativas de origem fóssil, evidenciando sua contribuição para a mitigação das mudanças climáticas.
Em termos de redução da pegada de carbono, os resultados são:
- PEAD: redução aproximada de 5 kg de CO₂e por kg de produto, em comparação com a alternativa de origem fóssil.
- EVA: redução aproximada de 4,5 kg de CO₂e por kg de produto, em comparação com a alternativa de origem fóssil.
- PE WAX: redução aproximada de 4,7 kg de CO₂e por kg de produto, em comparação com a alternativa de origem fóssil.
A ACV foi realizada em conformidade com as normas ISO 14040/44 e ISO 14071, assegurando uma avaliação estruturada e consistente dos impactos ambientais ao longo do ciclo de vida dos produtos. O estudo também foi auditado de forma independente e utilizou metodologias avançadas, como o Environmental Footprint 3.1, recomendado pela Comissão Europeia.
Além de quantificar os impactos ambientais, a ACV proporciona maior transparência, comparabilidade e credibilidade aos resultados, oferecendo a clientes e parceiros informações técnicas para apoiar decisões relacionadas à seleção de materiais e ao desenvolvimento de soluções mais sustentáveis.
Dessa forma, os produtos I’m green™ bio-based ampliam as possibilidades de aplicação de matérias-primas renováveis e reforçam o protagonismo da Braskem na transição para uma economia de baixo carbono, combinando desempenho, inovação e redução de impactos ambientais.
Para saber mais sobre o polietileno de origem renovável produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar, visite o site I’m green™ bio-based: I’m green bio-based
