Conectados com quem decide o setor


HOME /

Alimentos

Alimentos

Mega Goglio apresenta embalagens monomateriais para o mercado de pet food na Pack Expo 2026

Reciclabilidade e adequação regulatória

28 de outubro de 2026

·

2 min

Compartilhar

Mega Goglio apresenta embalagens monomateriais para o mercado de pet food

Empresa levou a Chicago soluções flexíveis com foco em proteção do produto, funcionalidade e reciclabilidade, em meio à evolução das exigências regulatórias internacionais

A busca por embalagens que combinem proteção, funcionalidade e reciclabilidade esteve entre os temas da participação da Mega Goglio na Pack Expo International 2026, realizada de 18 a 21 de outubro, em Chicago, nos Estados Unidos. Integrante do portfólio Think Plastic Brazil, a empresa apresentou soluções em embalagens flexíveis monomateriais, com destaque para aplicações destinadas ao mercado de alimentos para animais de estimação.

A Mega Goglio participou do estande do Think Plastic Brazil, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Instituto Nacional do Plástico (INP) voltada à internacionalização do setor de transformados plásticos. Ao todo, 17 empresas brasileiras integraram a participação do programa na feira.

Entre as soluções apresentadas estavam embalagens em diferentes formatos, como stand-up pouches, box pouches e flat bottom bags. O portfólio inclui opções de maior capacidade, com zíperes reforçados e alças ergonômicas, desenvolvidas para combinar facilidade de manuseio, resistência e proteção do conteúdo.

Segundo Gustavo Graf, gerente comercial da Mega Goglio, as mudanças nos hábitos de consumo e nas regulamentações internacionais têm ampliado a importância da reciclabilidade no desenvolvimento de embalagens.

“A reciclabilidade e a análise do ciclo de vida das embalagens são exigências atuais em todo o mundo. Entregamos estruturas eficientes e monomateriais que facilitam a reciclagem sem perder a proteção do produto”, afirma o executivo.

Reciclabilidade e adequação regulatória

A evolução das regras internacionais para embalagens tem levado fabricantes a avaliar materiais, estruturas e possibilidades de reciclagem desde as etapas de desenvolvimento dos produtos. Na União Europeia, o Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR) estabelece requisitos e metas progressivas relacionados, entre outros aspectos, à reciclabilidade e ao conteúdo reciclado.

Nesse contexto, estruturas monomateriais são uma das alternativas adotadas pelo setor para facilitar a compatibilidade das embalagens com os fluxos de reciclagem. O desempenho efetivo, porém, depende da composição da estrutura, das características da embalagem e da infraestrutura disponível para coleta, triagem e reciclagem.

De acordo com a empresa, a Mega Goglio segue diretrizes de ecodesign, incluindo referências do CEFLEX e da RecyClass, e amplia o uso de resinas recicladas pós-consumo (PCR) e pós-industriais (PIR).

Exigências do mercado de pet food

No segmento de alimentos para animais de estimação, as embalagens precisam oferecer proteção adequada ao produto, resistência mecânica e praticidade no armazenamento e no manuseio. A preservação das características do alimento é outro requisito importante para o desenvolvimento das estruturas.

A proposta das soluções monomateriais apresentadas pela Mega Goglio é conciliar essas necessidades com a busca por maior reciclabilidade, considerando as exigências técnicas de cada aplicação.

Expansão internacional

A participação na Pack Expo também se insere na estratégia de expansão internacional da empresa, reforçada pela fusão com o grupo italiano Goglio. Segundo o release da companhia, a operação ampliou o acesso a uma estrutura global e incorporou a experiência de um grupo com mais de 175 anos de história.

Outro movimento citado pela empresa foi a aquisição da Cristal Embalagens, também associada ao Think Plastic Brazil. A operação é apresentada como parte da estratégia de ampliação de sinergias e de atuação nos segmentos de pet food, higiene e cuidados pessoais (personal care), além de fortalecer a presença nos mercados da América Latina e dos Estados Unidos.

Para Carlos Moreira, diretor-executivo do INP e responsável por projetos no Think Plastic Brazil, a participação brasileira na feira demonstra a capacidade do setor de desenvolver soluções alinhadas às demandas internacionais.

“A presença da Mega Goglio reflete a maturidade da nossa indústria. O mercado busca parceiros que unam desempenho a compromissos com a economia circular, fortalecendo a imagem do Brasil no exterior”, afirma.

Autora
Cristina Banaskiwitz
Diretora & Publisher da Pack. Cobre o mercado de embalagens brasileiro há mais de uma década, com foco em alimentos, bebidas e tecnologia industrial.

Gostou da matéria? Compartilhe.

Newsletter Pack

A leitura quinzenal do setor de embalagens.

Análises e movimentos do mercado, com curadoria da redação Pack. Direto na sua caixa de entrada.


+80.000

já recebem

Anuncie Aqui!
970 × 250 px
Continue lendo

Mais matérias da editoria


Alimentos

Mega Goglio levou a Chicago soluções flexíveis com foco em proteção do produto

28 de outubro de 2026

·

2 min