top of page
Foto do escritorCristina Banaskiwitz

A importância da reciclagem na indústria do papelão ondulado

Cícero Mário

A conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente tem levado a um aumento significativo na adoção de práticas de consumo em diversos setores industriais. No ramo da embalagem, a indústria do papelão ondulado tem se destacado pela adoção de políticas ESG pautadas na promoção da reciclagem e sustentabilidade, de modo a preservar os recursos naturais e reduzir os impactos causados na natureza.

Para a produção de novas embalagens de papelão ondulado, a indústria depende do uso de matéria-prima, que é a celulose, proveniente de árvores. Nesse caso, a reciclagem do papelão permite a reutilização desse material, evitando assim a necessidade de derrubar mais árvores e a pressão sobre os recursos naturais, além de contribuir para a preservação das florestas, que são fundamentais para a manutenção da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas.

A produção das embalagens são altamente sustentáveis e podem ser recicladas novamente por diversas vezes, criando um ciclo de vida contínuo que fomenta a economia circular. Um material versátil e resistente, adequado para uma ampla variedade de aplicações.

Ao adotar essa medida, o processo também se torna vantajoso do ponto de vista econômico para a empresa, que reduz os custos de produção, uma vez que a celulose reciclada requer menos energia e água para o processamento em comparação com a celulose virgem, uma economia de aproximadamente 100 mil litros de água.

Comments


bottom of page