A Alutrade, a maior empresa independente de reciclagem de alumínio e especialista em extrusão do Reino Unido, é a primeira empresa do mundo a colher os benefícios da nova e sofisticada solução de classificação baseada em sensores. O X-TRACT 2.0, a unidade de classificação de metais por raios X mais avançada da TOMRA, permitiu que a Alutrade alcançasse 99% de alumínio puro para uso na produção de alumínio secundário.
A unidade X-TRACT 2.0 foi instalada em março de 2021 na planta de reciclagem Oldbury da Alutrade em Birmingham, que processa 42.000 toneladas de resíduos anualmente. O material de alimentação da planta compreende extrusões metálicas de diferentes tipos de resíduos de construção pós-consumo, como janelas e portas, além de latas de alumínio.
Uma combinação de classificação mecânica e baseada em sensores
Quando o material de alimentação chega à fábrica da Alutrade em Oldbury, ele é inicialmente pré-triturado em pedaços menores de cerca de um a dois metros de comprimento antes de ser triturado por um moinho de martelos. Ímãs e separadores de correntes são então usados para separar os metais em metais ferrosos e não ferrosos, removendo quaisquer contaminantes em preparação para a próxima etapa de classificação.
Após a separação magnética, uma combinação de unidades de classificação baseadas em sensores da TOMRA é usada para processar, classificar e recuperar a fração alvo de alumínio. Duas das unidades TOMRA X-TRACT da edição anterior – que foram instaladas em 2017 e 2018, respectivamente – estão programadas para capturar uma fração de alumínio maior de > 30 mm e o novo X-TRACT 2.0 visa uma fração de alumínio menor de 10-30 mm, removendo qualquer teor de metal do alumínio. As unidades X-TRACT de edição anterior e nova classificam os metais com base na diferença de densidade atômica, separando quaisquer metais pesados.
Atendendo à demanda da indústria por alumínio reciclado premium
Os clientes da Alutrade são fundições em todo o mundo e exigem o mais alto grau de pureza do produto de alumínio para seu processo de refundição, pois qualquer conteúdo de metal pesado afeta as especificações do produto final.
Andrew Powell, Diretor da Alutrade LTD, explica: “Nos últimos cinco anos, trabalhamos em estreita colaboração com a TOMRA e realizamos muitas pesquisas para alcançar este marco de recuperação de uma fração final de alumínio que atende aos excepcionalmente altos níveis de pureza necessários para ir direto para o processo de fundição. O tamanho de grão menor de 10-30 mm capturado pelo novo X-TRACT 2.0 é 99% de alumínio puro, o que significa que podemos vendê-lo a um preço muito mais alto para nossos clientes para uso na produção de novos produtos de alumínio. Além disso, o X-TRACT 2.0 abriu novas oportunidades de mercado internacional para a Alutrade, dado que agora podemos obter diferentes materiais de alimentação, bem como vender os produtos de metal pesado ejetados.”
Comments