Os associados da ADIRPLAST se reuniram em um evento no dia 27 de março, onde discutiram as perspectivas para o mercado de distribuição de plásticos. Durante o almoço, foram abordados temas relevantes para o setor, como o mercado de varejo de resinas plásticas, plásticos de engenharia, filmes biorientados, masterbaches e compostos.
O presidente da entidade, Laercio Gonçalves, observou que o mercado tem se baseado mais nas expectativas de aumentos desde janeiro, mas desde março há uma expectativa positiva, principalmente para o segundo semestre. Ele também destacou a significativa entrada de material importado, especialmente da Zona Franca de Manaus, e a expectativa de que o aumento do imposto de importação de alguns plásticos reduza as importações e aumente a participação de mercado dos produtores locais.
Quanto às capacidades globais de polietileno e polipropileno, Gonçalves ressaltou desafios logísticos e de mercado, incluindo os impactos dos ataques no Mar Vermelho nos custos de fretes internacionais. Cecília Vero, vice-presidente da ADIRPLAST, destacou a necessidade de combater a presença de produtos incentivados de forma irregular no segmento de filmes biorientados, enquanto João Rodrigues, diretor da ADIRPLAST, enfatizou a alta competitividade e concorrência desleal da ZFM em plásticos de engenharia.
Por fim, Francielo Fardo, da Colorfix, ressaltou a importância de investir em sustentabilidade e em produtos diferenciados para sobreviver em um mercado competitivo e desafiador.
Comments