top of page
Foto do escritorEditora B2B

Brasilata quer eliminar uso de fornos térmicos no tratamento do aço


A Brasilata Labs, spin-off focada em inovações e patentes globais, está implementando a tecnologia Direct To Metal (D2M) para tornar o processo de impressão de latas de aço mais sustentável, eliminando o uso de fornos térmicos. A D2M aumenta a tensão superficial das chapas de aço, melhora a adesão de revestimentos e reduz em até 40% a pegada de carbono, além de diminuir em 95% as emissões de Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs).

Gabriel Zaragüeta, CEO da Brasilata Labs, destaca que a tecnologia elimina o uso de estufas e diminui a emissão de gases poluentes. A empresa foi reconhecida internacionalmente, recebendo prêmios de sustentabilidade no The Canmaker Cans of the Year 2023.

Desde setembro de 2023, a Brasilata utiliza a D2M em sua planta de Barra do Piraí, aplicando a tecnologia em 50% dos componentes de latas. A expectativa é que até o final de 2024 a produção mensal de ciclos com D2M aumente de 500.000 para 1 milhão. A empresa também está testando o sistema em revestimentos internos, com foco em latas de alimentos e tintas, atraindo interesse de fabricantes, especialmente na Europa.

Com investimento de R$ 110 milhões na nova planta, a Brasilata também investe em "embalagens inteligentes", promovendo rastreabilidade e reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page