O STADLER Center, com dois anos de existência, está cumprindo seu papel de centro de inovação, participando de pesquisas importantes, como o premiado projeto de reciclagem de papel EnEWA. Também está fornecendo um serviço valioso aos clientes com demonstrações do processo de classificação projetado para eles pela STADLER, permitindo que eles tomem decisões informadas sobre seu investimento.
A STADLER inaugurou seu Centro de Teste e Inovação na cidade de Krško, Eslovênia, em 2020 para oferecer demonstrações e treinamento de clientes, bem como realizar atividades de Pesquisa e Desenvolvimento. A estrutura temporária de 1.200 m2 foi ampliada para 2.000 m2 e abriga a maioria das máquinas necessárias para demonstrar o processo completo de classificação. As máquinas estão dispostas na instalação de maneira a possibilitar a realização de testes em máquinas individuais ou em todo o processo como seria implementado em uma planta de triagem.
A linha de triagem, que tem capacidade para 5 t/h de material de embalagem leve, está preparada para realizar seis processos de triagem: dosagem com dosador de rosca, remoção de etiquetas – que pode ser contornada com uma esteira móvel – seguido de balística separação para 2D, 3D e finos. Transportadores reversíveis e móveis abaixo do separador balístico determinam qual fração 2D e 3D segue para os separadores magnéticos e não magnéticos. O processo de separação óptica foi recentemente atualizado com um segundo classificador NIR, para que as frações 2D e 3D possam ser classificadas em paralelo, ou qualquer fração pode passar por uma classificação dupla nos dois separadores óticos. Uma atualização adicional está planejada para este ano, com a adição do mais recente classificador TOMRA AUTOSORT com tecnologia NIR e o novo transportador de aceleração PX da STADLER.
O Centro de Testes e Inovação é uma ferramenta valiosa para garantir que o projeto desenvolvido para um cliente entregará os resultados desejados com seu material. Nejc Božič, Gerente de Projetos, explica: “Testar o material de nosso cliente nos permite ver como planejar nossa tecnologia. Também podemos testar novas configurações da máquina para uma entrada específica e configurar a unidade para uma função ou material específico desde o início. Podemos testar uma variedade de parâmetros: na maioria das vezes medimos o rendimento, recuperação e pureza, mas também o consumo de energia de unidades individuais ou de toda a planta, consumo de ar comprimido ou dados de diferentes sensores. Também realizamos testes para mostrar aos nossos clientes como a planta projetada funcionará para eles e fornecerá os resultados desejados.”
A capacidade de realizar testes em máquinas individuais e em todo o processo, juntamente com a experiência da equipe da STADLER no Centro de Testes e Inovação, tornam-no um recurso valioso para projetos de pesquisa. “Esses testes nos permitem avaliar diferentes aspectos do processo, como o efeito da taxa de rendimento e composição de entrada no desempenho da máquina, ou pesquisar o potencial dos parâmetros da máquina e a digitalização das máquinas”, diz Dr. Bastian Küppers, Engenheiro de Desenvolvimento de Negócios Digitais na STADLER. “Eles nos dão insights sobre o potencial e as limitações de nossas máquinas e nossas plantas, permitindo-nos melhorar nossos processos e projetos de plantas.”
Comments