O crescimento exponencial do e-commerce nos últimos anos trouxe uma série de desafios e oportunidades para a indústria de embalagens de transporte. Com a demanda crescente por compras online, a necessidade de soluções de embalagem eficientes, sustentáveis e inovadoras tornou-se mais crucial do que nunca. A indústria está continuamente se reinventando para atender às expectativas dos consumidores, reduzir o impacto ambiental e otimizar a logística.
No Brasil, segundo dados da ABComm, a expectativa de faturamento do e-commerce é de R$ 204,27 milhões em 2024, com mais de 92 milhões de compradores online. “A partir da pandemia da COVID-19 tivemos uma aceleração muito rápida no e-commerce, influenciando significativamente as embalagens de comércio eletrônico. Isso exigiu que os fornecedores de embalagens se adaptassem rapidamente ao aumento da demanda e às mudanças nos comportamentos do consumidor. Inicialmente, a ênfase estava na embalagem de uso único por conta das preocupações com a higiene. Porém, hoje, as preocupações do consumidor com a higiene diminuíram e o foco voltou a ser o meio ambiente,” pontua Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.
A especialista destaca que a indústria de embalagens de e-commerce deve priorizar embalagens bem dimensionadas que permitam reduzir o uso de materiais sem perder a resistência, garantindo a integridade dos produtos. Isso não apenas reduz os resíduos, mas também pode resultar em embalagens mais leves e econômicas. “A redução de peso não apenas diminui os custos de envio, mas também contribui para uma logística de menor impacto ambiental. Embalagens mais leves utilizam menos combustível para serem transportadas, resultando em uma redução das emissões de CO2,” destaca Assunta.
Para o Instituto de Embalagens, a preocupação da indústria deve ir além da exploração de soluções sustentáveis e inovadoras para reduzir o impacto. É necessário também contemplar a análise dos diferentes tipos de materiais e suas aplicações específicas, especificações de embalagens para maximizar a proteção e a eficiência logística. “Outro fator importante é a automação, que está se tornando cada vez mais importante no setor de embalagens de e-commerce. A automação ajuda a otimizar os processos de embalagem, melhorar a precisão e atender às demandas dos clientes por tempos de entrega mais rápidos. Isso é particularmente crucial, pois o mercado de e-commerce continua a crescer, necessitando de soluções de embalagem mais eficientes e escaláveis,” ressalta a diretora. Monica Joseph, gerente Comercial e Marketing da Sanrio do Brasil.
Comments