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Foto do escritorCristina Banaskiwitz

Destaque na seleção de alimentos: Por que a indústria alimentícia precisa pensar em sustentabilidade


Quando as empresas se comportam com sustentabilidade, não é apenas a sociedade que se beneficia – isso também pode ajudar a trazer novos negócios. Stefaan Kennis, diretor de estratégia, inteligência de mercado e sustentabilidade da TOMRA Food, explica por que - e como as tecnologias podem facilitar isso.

Agricultores, produtores, processadores de alimentos, embaladores e varejistas podem pensar que a sustentabilidade não tem nada a ver com eles. Que importa apenas para grandes corporações, ou que é apenas um chavão da moda. Mas descartar a sustentabilidade como irrelevante pode ser um erro caro.

Cada vez mais os consumidores de hoje pensam duas vezes antes de fazer uma compra, perguntando-se se o que estão prestes a comprar foi produzido com uma abordagem responsável em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade. As atitudes variam entre nações, gerações e indústrias, mas como uma breve visão geral, a sustentabilidade é classificada como um importante critério de compra por 60% dos consumidores. Essa foi uma das conclusões do Global Sustainability Study 2021 (conduzido pela consultoria global de estratégia e preços Simon-Kucher & Partners), que também descobriu que mais de um terço dos consumidores em todo o mundo estão dispostos a pagar mais pela sustentabilidade e nos últimos anos 85 % tornaram-se 'mais verdes' em suas compras.

Este estudo, como outros anteriores, identificou que os consumidores com menos de 40 anos estão mais atentos a essas questões do que os mais velhos. Quanto mais jovens forem os consumidores, maior será sua consciência de como as decisões de compra impactam o mundo e maior a probabilidade de comprarem de marcas cujas causas sociais acreditam. Isso é importante agora e será ainda mais importante no futuro próximo: ano após ano, as gerações mais jovens (conhecidas pelos profissionais de marketing como Millennials e Geração Z) representarão uma parcela cada vez maior da demografia do consumidor.

A boa notícia é que é fácil para a indústria de alimentos e agroindústria levar a sustentabilidade a sério. Isso é possível pelas tecnologias oferecidas pela TOMRA Food, fabricante líder mundial de soluções de classificação baseadas em sensores e soluções integradas de pós-colheita para a indústria alimentícia.

Como os classificadores da TOMRA podem detectar e ejetar materiais indesejados das linhas de fabricação e processamento de acordo com sua cor, forma, tamanho, estrutura e até mesmo suas características biológicas, eles são famosos por estabelecer altos padrões de segurança alimentar e qualidade do produto. Menos conhecido, no entanto, é o fato de que as soluções da TOMRA também ajudam a alcançar a ecoeficiência. Além disso, as plataformas de soluções da TOMRA podem ser adaptadas a quase todos os tipos de alimentos: batatas, vegetais, frutas frescas e processadas, frutas vermelhas, frutas secas, nozes, sementes e grãos, proteínas, ração para animais de estimação e confeitaria.Espero que esta informação seja de total interesse para os vossos leitores.

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