No segmento de hortifrutis, a manutenção da qualidade dos produtos frescos do campo à mesa sempre foi um desafio no meio logístico, mas de acordo com estudo sobre e-commerce feito pela McKinsey & Company, o uso de tecnologias digitais no processo de compra veio para ficar e é um aliado das lojas físicas. As características de aumento de shelf-life e conservação proporcionadas pelas embalagens DaColheita, fabricadas em EPS (mais conhecido como isopor*) permitem que os produtos frescos possam ser comercializados por canais digitais e entregues por delivery.
Um exemplo disso é a Expofrut Brasil, produtora de uvas premium no Vale do São Francisco, que lançou o serviço de delivery para as cidades de Petrolina, Juazeiro e Casa Nova, utilizando as conservadoras DaColheita. A ideia do projeto Expofrut para entrega por delivery surgiu a partir do Workshop DaColheita que a Termotécnica, fabricante das soluções de conservadoras para o mercado de FFLV (Flores, Frutas, Legumes e Verduras), com fábrica em Petrolina (PE), realizou na cidade no ano passado.
Entre os especialistas convidados do evento para a cadeia do agronegócio, Viviane Vilela, diretora executiva da E-commerce Brasil - maior programa mundial de fomento ao comércio eletrônico -, falou sobre as oportunidades desta forma de distribuição de produtos. As possibilidades de explorar o varejo digital na comercialização de frutas produzidas na região são animadoras.
O diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira, acredita que haverá um incremento ainda maior no e-commerce e delivery de alimentos in natura e que este canal será cada vez mais presente no hábito de compra das pessoas. “Hábito que foi reforçado com a pandemia, a compra de alimentos frescos pelo e-commerce passou de tendência para algo permanente e as embalagens têm um papel fundamental na distribuição e nova complexidade de atendimento. As nossas embalagens estão totalmente aderentes a esse canal de compras.
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