Na Alemanha, 60 por cento das frutas e os legumes frescos são comercializados e embalados. Dois terços das embalagens tem como base o plástico, um terço o papel, cartão e papelão. Em particular as embalagens de plástico são facilmente alvo de crítica por consumidores ambientalmente responsáveis – mas injustamente, já que as embalagens protegem os alimentos ao longo da cadeia de processamento. Preservam a frescura e o aspecto saboroso. Prolongam a durabilidade e previnem consideráveis perdas alimentares devido a deterioração prematura. Sem referir que impressionam também relativamente ao seu balanço de CO2. Os mais recentes estudos comprovam que a pegada ecológica de um alimento processado é geralmente até 30 vezes superior à da pegada de uma embalagem. Na Alemanha, a percentagem no segmento alimentar é de um a três por cento.
Ainda assim, cada grama de embalagem que é poupado ajuda o ambiente. Tal como cada embalagem convencional que é substituída por uma solução eficiente a nível do material e ao mesmo tempo reciclável. Um fornecedor de soluções que se centra intensivamente há muitos anos não otimização de conceitos de embalagens e de identificação relativamente à eficiência e, sobretudo, sustentabilidade, é a MULTIVAC.
Enquanto que na etiquetagem Top Wrap uma etiqueta é colocada desde a parte superior por cima das duas superfícies laterais do tabuleiro, a etiquetagem Top Close fecha o tabuleiro com uma etiqueta por cima. Qualquer um dos conceitos é a escolha ideal para todos os produtos frescos que não tenham de ser embalados numa atmosfera de proteção ou hermeticamente em vácuo. Assim, as caixas podem ser fechadas e, ao mesmo tempo, identificadas com etiquetas de forma simples e atrativa.
As etiqueta são autocolantes em material de suporte oferecem não só muita superfície para informação ao cliente e marketing, mas também abrem inúmeras possibilidades de apresentação dos produtos relativamente à espessura do material e moldagem. Assim, são possíveis pequenos furos que permitem visualizar os produtos sazonais sem cola para evitar contato com o produto. Os furos destinam-se a ajudar na abertura e a facilitar o manuseamento do consumidor.
Comments