Em apenas cinco anos desde o seu arranque, a Logofruits tornou-se o maior produtor de mirtilos em Portugal e um dos maiores da Europa. Além de cultivar e embalar fruta para redes de supermercados bem conhecidas no norte da Europa e na Espanha, a Logofruits também passou a prestar serviços de embalagem a atacadistas da América do Sul e da África do Sul.
· Esta história de sucesso em rápida evolução foi possível graças à visão e aos padrões exigentes do fundador e sócio-gerente da empresa, Lourenço De Botton. Embora Lourenço tenha começado com cautela, com um modesto terreno de 15 hectares, contou com uma visão de negócio a longo prazo. Depois de pesquisar os desafios e as oportunidades da indústria do mirtilo e de visitar outras plantas de embalagem para ver como realizam suas operações, chegou a duas decisões importantes.
· Uma dessas decisões foi investir em equipamentos da TOMRA Food para que a embalagem de fruta para exportação pudesse ser feita internamente ao invés de contratar a terceiros. Em preparação para a temporada de 2023, foram instaladas soluções de última geração na planta de Alcácer em novembro de 2022: o sistema de inspeção e classificação de alta precisão KATO260, da TOMRA, com inteligência artificial LUCAi™ e dois sistemas de enchimento automático de bandejas, potes e caixas, TOMRA CURO.
· A outra decisão importante foi possibilitada pela primeira: obter uma nova fonte de receitas usando também o equipamento da TOMRA para classificar e embalar mirtilos de empresas sul-americanas (do Chile e do Peru) e sul-africanas que queriam vender na Europa.
· Lourenço explica: "Esperamos que a procura continue aumentando nos próximos anos, mas também esperamos que seja cada vez mais difícil para os pequenos produtores. Cada vez mais, este vai ser um segmento à escala industrial, com o controle de custos tornando-se ainda mais importante do que já é. Isto significa que a tecnologia é um dos fatores mais importantes para a nossa empresa - não só no campo, mas também nas nossas instalações de embalagem. Avaliamos exaustivamente o mercado e as várias soluções técnicas disponíveis antes de investir em equipamento.
· O Diretor de Embalagem da Logofruits na fábrica de Alcácer, Miguel Silva, confirma: "Antes de adquirirmos estas máquinas, estávamos enviando quase toda a nossa fruta para os nossos parceiros na Holanda, para ser embalada para os diferentes mercados europeus. Em Portugal, embalávamos apenas os produtos para o mercado interno, e o fazíamos manualmente. Com o novo equipamento, ganhamos o controle da qualidade dos nossos produtos e o poder de estipulação dos preços. Podemos controlar a qualidade até ao mais ínfimo detalhe. Com o KATO, podemos classificar por tamanho, nível de maciez e forma - entre frutas mais redondas ou mais ovais.
· Lourenço resume: "A qualidade dos nossos produtos é agora excelente e fiável, o que aumentará ainda mais a nossa reputação e as nossas vendas. Podemos agora satisfazer as necessidades de mercados que não conseguíamos antes, abrindo também as portas a novas vendas. A nossa relação com a TOMRA é forte. Existe uma grande parceria que nos ajudará a continuar avançando."
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