A sustentabilidade tem se tornado relevante nas decisões de consumo e cada vez mais as marcas passam a ser escolhidas a partir de seus aspectos sustentáveis. Essa é uma realidade apontada em pesquisas, como a recente Consumo de Embalagens Sustentáveis, divulgada pela Tetra Pak em 2021, que revela que mais da metade dos brasileiros considera as características sustentáveis dos produtos no momento de compra.
A embalagem, por sua vez, é parte importante deste caminho rumo a opções mais sustentáveis. É o caso das caixinhas da Tetra Pak, que acabam de aumentar a presença de plástico à base de plantas em sua composição, material de fonte renovável proveniente da cana-de-açúcar. Com a novidade, as embalagens podem chegar a 88% de renovabilidade.
As embalagens da companhia são recicláveis e há mais de dez anos há um forte investimento em inovações em busca de aumentar sua renovabilidade, a exemplo do plástico a partir de cana-de-açúcar nas tampas e parte das camadas desde 2011 e 2014, respectivamente. “Estamos construindo uma jornada de sustentabilidade rumo a uma embalagem totalmente renovável, reciclável e neutra em carbono. Um caminho que se intensifica junto aos nossos parceiros e clientes”, enfatiza Danilo Zorzan, diretor de Marketing da Tetra Pak Brasil.
Segundo o executivo, uma das formas de comunicar os passos dessa jornada são as certificações que atestam uma conduta responsável. As embalagens da Tetra Pak possuem certificação da Bonsucro, que garante a rastreabilidade em toda a cadeia de fornecimento de polímeros fabricados a partir de cana-de-açúcar e a qualidade em todo o processo, bem como a Carbon Trust, que mede a pegada de carbono dos produtos. Além deles, há o FSC™, certificação que garante que o papel vem de manejo florestal responsável. O selo acompanha as embalagens da Tetra Pak há 15 anos.
Para manter o motor da inovação funcionando, a Tetra Pak tem investido 100 milhões de euros por ano e continuará nesta projeção nos próximos 5 a 10 anos a fim de melhorar ainda mais o perfil ambiental das embalagens para alimentos, incluindo pesquisa e desenvolvimento de embalagens feitas com uma estrutura simplificada e mais conteúdo renovável.
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