O legado construído pela Wheaton Brasil Vidros na constituição de um Centro de Memória e de seu acervo, e em sua jornada como parte integrante do processo de industrialização no cenário brasileiro e global foram os pontos de partida para a concepção do espaço Memória do Vidro e de sua exposição inaugural, intitulada “Histórias de Vidreiros e Vidrarias…”
Dentre outros avanços, os anos de 1950 no Brasil remetem a um importante desenvolvimento e crescimento industrial, marcados por investimentos em infraestrutura e pela abertura econômica à entrada de empresas multinacionais. Assim, a fundação da Wheaton Brasil Vidros no país, que se deu na cidade de São Paulo em 1952, está diretamente ligada a esse momento histórico, sendo um dos agentes dessa expansão e diversificação do parque industrial, bem como do ingresso de capital estrangeiro e da internacionalização da economia brasileira.
Os mais de 70 anos da Wheaton Brasil Vidros hoje se traduzem em uma robusta operação de produção de embalagens de vidro e utilidades domésticas, decoração de frascos e fabricação de moldes e equipamentos. Uma atuação que se combina a uma rede de indústrias farmacêuticas, de beleza e cosméticos, de alimentos e à cadeia de reciclagem , e, mais do que isso, de pessoas que contam histórias, transformam e conectam recursos, ideias e soluções em embalagens de vidro .
Sabendo que uma trajetória de êxito se constrói na valorização do passado, a partir de conexões sólidas e inovadoras no tempo presente e com um olhar projetivo a um futuro cada vez mais sustentável, a Wheaton desde o início do século XXI estruturou o seu Centro de Memória. O acervo constituído reúne documentos, registros audiovisuais, publicações, equipamentos e objetos da produção vidreira e mais de 7.000 frascos catalogados, majoritariamente de perfumes produzidos pelos mais diversos fabricantes locais e internacionais. Uma coleção que traz a jornada de algumas civilizações, desde a descoberta do vidro até a sua evolução, em embalagens que revelam o processo de industrialização no Brasil e no mundo. Sobretudo, é um acervo que narra as histórias das pessoas e das famílias que a construíram, histórias essas que agora estão reunidas no espaço “Memória do Vidro” e em sua exposição inaugural “Histórias de Vidreiros e Vidrarias…”
O projeto concebido para a marca “Memória do Vidro” traz em sua construção elementos que vão desde as bases do processo de confecção até a delicadeza e sofisticação dos produtos. Assim, todo esse processo, desde a gota de massa vítrea até a embalagem de vidro, está representado por um sinal gráfico moderno, dinâmico e em sintonia com as histórias, os produtos e as pessoas que fazem parte do universo no qual tanto a Wheaton Brasil Vidros como o espaço Memória do Vidro estão inseridos.
Comments