top of page
Foto do escritorCristina Banaskiwitz

Owens Illinois protagoniza iniciativa de reciclagem de vidro em bares e restaurantes


Quem tiver a oportunidade de visitar as áreas restritas de bares e restaurantes em qualquer capital do país vai se deparar com a difícil realidade que donos de estabelecimentos enfrentam para destinar corretamente os resíduos gerados no cotidiano da sua operação. As embalagens de vidro ficam acumuladas em pilhas de sacos de lixo, ocupando espaços muitas vezes pequenos e inadequados, além de demandarem mão-de-obra para a sua organização.

“Acreditamos que a responsabilidade compartilhada gera prosperidade coletiva. Com este projeto, conseguimos demonstrar que cada etapa da cadeia de valor pode, dentro de sua realidade, ajudar a viabilizar a reciclagem do vidro de forma eficiente, levando esta importante e preciosa matéria prima de volta a indústria, contribuindo não só para uma menor pegada de carbono, mas com a geração de renda e economia operacional para bares, restaurantes e para o poder público”, salienta Alexandre Macário, diretor do Departamento de Economia Circular da O-I.

A reciclagem do vidro é uma das mais eficientes na indústria, com um quilo de vidro, é possível produzir outro quilo de vidro sem emitir CO2 extra para a atmosfera. Se, por outro lado, for para aterros sanitários, que já estão atingindo sua capacidade máxima, apesar de não interagir com o solo e com o meio ambiente, o vidro pode levar vários anos para se decompor na natureza.

As 143 máquinas trituradoras, viabilizadas pela O-I na primeira fase do projeto, já estão sendo instaladas nos estabelecimentos parceiros. O vidro será triturado e escoado para bombonas com capacidade para armazenar até 400 longnecks trituradas. Na etapa seguinte, os cacos de vidro serão recolhidos e levados por caminhões até as fábricas da O-I.


Comments


bottom of page