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Foto do escritorCristina Banaskiwitz

Papirus completa 70 anos com vendas em alta e projeção de expansão

A Papirus, chega aos 70 anos de atividade com muitos motivos para comemorar. Em fase de conclusão do plano de investimentos de R$ 30 milhões no período de 2017-2023, a empresa avança para alcançar a meta de 110 mil toneladas de capacidade, estabelecida para 2023, enquanto trabalha a plena carga para atender a demanda do mercado. Com uma atuação fortemente ancorada no uso de matérias-primas recicladas, a Papirus estuda a possibilidade de realizar um novo plano de expansão, para dar sustentação aos próximos 70 anos, voltada a um mercado que demanda cada vez mais produtos e embalagens sustentáveis e favorece o papelcartão como substituto de outros materiais.

Na contramão do mercado Brasileiro de papelcartão, que caiu 1,9% de janeiro a julho, comparativamente ao mesmo período de 2021, segundo dados do IBÁ, as vendas da Papirus até agosto acumulam alta de 9% no volume faturado no mercado interno, e de 7% no faturamento no mercado externo. “Investimos para elevar nossa capacidade e, dessa forma, criamos as condições para crescer em ambos os mercados, sem reduzir a oferta interna”, destaca Amando Varella, um dos três co-CEOs da Papirus e diretor comercial e de marketing da companhia.

Em 2023, a previsão é crescer de 10% a 12%, e já em setembro a empresa deve cumprir a meta de EBITDA orçada para todo o ano. “A perspectiva de demanda é positiva até dezembro, e acreditamos que seguirá favorável em 2023, sustentada pela busca crescente por produtos fabricados a partir de matérias-primas recicladas e que sejam substitutos de outros materiais, como plásticos”, ressalta Varella.

Atualmente, 40% da matéria prima utilizada na produção de papelcartão é constituída de aparas pós-industrial e pós-consumo e 60% de fibras virgens. A Papirus fornece produtos com diferentes graus de índice de reciclado, com um portifólio de produtos que vai de 100% de papel produzido a partir de fibras virgens até 100% de uso de papel reciclado, inclusive atuando até com 30% de aparas pós-consumo em alguns produtos, ou seja, papel proveniente de embalagens descartadas pelo consumidor final que retorna diretamente para reciclagem por meio do sistema de logística reversa da empresa, amparado na atuação de cooperativas parceiras.

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