No último mês, as embalagens do sabão em pó Urca, um produto do Grupo GTEX, tornaram-se mais sustentáveis por meio da parceria entre as empresas Lar Plásticos, Dow Embalagens, Boomera Ambipar e Finepack. Pensado para aliar o cuidado com as roupas à responsabilidade ambiental, o projeto inédito na América Latina visa reduzir o uso de matéria-prima virgem no setor industrial e aponta a circularidade como a resposta para o futuro do plástico.
A cadeia circular implementada ao processo produtivo das embalagens da marca Urca tornou-se possível por meio do uso do REVOLOOP™, filme plástico proveniente da resina reciclada pós-consumo que permitiu a substituição da matéria-prima virgem em 30%, acelerando a incorporação de soluções sustentáveis nas iniciativas do Grupo GTEX.
Nessa parceria entre as empresas, a Lar Plásticos foi a responsável pelo fornecimento do insumo, ou seja, a disposição da resina de polietileno pós-consumo (PCR) para a composição da embalagem do lava-roupas em pó Urca. Fabricado através da reciclagem mecânica de plásticos, o uso do REVELOOP™ promove benefícios ambientais e econômicos.
A integração do material reciclado permite a reutilização do resíduo, que antes seria descartado em aterros sanitários e poderia levar até centenas de anos para se decompor. “Através da economia circular estendemos a vida útil dos produtos e desenvolvemos soluções de alta qualidade atreladas à preservação ambiental. Estamos cada vez mais nos aprofundando no conceito de embalagem positiva para a sociedade e para o meio ambiente, atendendo o competitivo mercado de consumo, correspondendo à necessidade das grandes marcas e priorizando os pilares para uma cadeia de consumo sustentável”, explica o diretor industrial da Lar Plásticos, Leonardo Marino.
A plataforma de economia circular utiliza atualmente o plástico reciclado em mais de 95% das suas produções industriais e está conectada às cooperativas para o recolhimento e uso do material pós-consumo a fim de atender às necessidades de coleta seletiva e urbana presentes no mercado, bem como para a customização de soluções em embalagens como a parceria com a Dow e a Boomera Ambipar.
コメント