Para reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade, a ProWine São Paulo mais uma vez implementou o programa “Glass is Good”, iniciativa de logística reversa focada na reciclagem de todo o vidro utilizado no evento. Em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), idealizadora do projeto, foram coletadas 9,13 toneladas de vidro ao longo dos três dias da feira. A reciclagem desse material não só poupa energia, mas também reduz a necessidade de extração de matérias-primas, minimiza as emissões de CO2 e previne o acúmulo de resíduos em aterros sanitários, onde permaneceriam indefinidamente.
Uma inovação deste ano foi a instalação de uma máquina de trituração de vidro no local, que operava ao final de cada dia, garantindo a destruição imediata das garrafas e prevenindo a falsificação — um risco comum em eventos desse gênero. O "Glass is Good" se destaca como um programa pioneiro de responsabilidade socioambiental no Brasil, ao promover a logística reversa de garrafas pós-consumo e gerar renda para cooperativas de catadores e empresas ambientais, que recebem, processam e destinam corretamente o vidro reciclado.
“A reciclagem de garrafas de bebidas alcoólicas tem muitos propósitos. Não apenas impulsionam o progresso ambiental e social do setor da reciclagem, mas, também, fortalecem a economia e operam diretamente no combate ao mercado ilegal de bebidas alcoólicas. O vidro gerado na feira é uma ótima oportunidade de geração de renda para as cooperativas, de conscientização de consumidores sobre a importância do Glass is Good, e de educação sobre o descarte correto das garrafas de vidro pós-consumo para, inclusive, ajudar a manter a segurança de toda a sociedade, combatendo o mercado ilegal de bebidas alcoólicas", diz a presidente-executiva da Abrabe, Cristiane Foja.
Em 2024, os resultados foram ainda mais expressivos: a ação economizou 4.382,40 kWh de energia, evitou a emissão de 4.838,90 kg de CO2, reduziu em 10.956,00 kg a extração de matérias-primas e impactou positivamente a vida de 50 cooperados e suas famílias, reforçando o impacto social e ambiental da maior feira de vinhos e destilados das Américas.
Komen