top of page
Foto do escritorCristina Banaskiwitz

Soluções de embalamento sustentáveis para frutas e legumes


França indica o caminho, e Alemanha segue as pisadas: a partir de agora, a fruta e os legumes não podem ser mais comercializada sem embalagens de plástico. Para alimentos facilmente perecíveis como tomates, uvas ou feijão, esta lei entra em vigor a partir de meados de 2023, para brotos e frutos vermelhos a partir de meados de 2026. Por isso, a MULTIVAC vai apresentar na Fruit Logistica de 8 a 10 de fevereiro de 2023 principalmente os seus conceitos de embalagens sustentáveis.

Um dos produtos expostos no stand é o Traysealer T 305 e uma linha cujo elemento principal é o TraysealerTX 710 de alto desempenho. O T 305 compacto é a escolha ideal para entrar no embalamento de trays totalmente automático, assim como no embalamento de lotes mais pequenos. Por sua vez, o TX 710 foi concebido para lotes grandes e convence pela sua tecnologia de máquinas inovadora, sistema de sensores abrangente, um comando inteligente, como também uma elevadíssima segurança do processo. Deste modo, o Traysealer define padrões em termos de qualidade da embalagem e potências de ciclo constantemente altas. O tray em celulose é biodegradável e, assim, contribui para a sustentabilidade da solução. Além disso, na linha de embalamento está integrada uma etiquetadora BASELINE do tipo L 301. A solução de identificação rentável realiza a etiquetagem dos trays na parte superior, indicando vários dados, assim como a data de validade. A integração da etiquetadora permite a automatização de muitas tarefas como, por exemplo, o carregamento do layout de impressão ou da definição dos parâmetros da etiquetadora. Estes dados podem ser diretamente memorizados nas receitas dos produtos do TX. A L 301 é controlada de forma segura e eficiente através do terminal de comando do Traysealer.

Com a etiquetadora com correia transportadora L 310 Top Wrap, apresentada na Fruit Logistica como modelo independente e flexível para produtos selecionados como tomates e frutos vermelhos, a MULTIVAC segue a nova tendência das embalagens seletivas em papel e cartão. Estas não substituem apenas gradualmente as anteriores cuvetes de plástico, como também as mangas de cartão recicláveis e intensiva sem termos de material. Se a fruta ou os legumes não forem embalados em atmosfera protegida ou em vácuo hermético, as cuvetes podem ser seladas, de forma simples e atrativa, com etiquetas e simultaneamente identificadas. Com a variante apresentada em Berlim, é possível realizar os dois processos Top Wrap, isto é, etiqueta gemem três lados, e Top Close, etiquetagem apenas no lado superior da embalagem. A elevada flexibilidade das etiquetas auto colantes relativamente à espessura do material e à moldagem permite oferecer inúmeras possibilidades de apresentação do produto. Assim, são possíveis pequenos furos que permitem visualizar os produtos ou zonas sem cola para evitar o contacto com o produto. As vantagens mais importantes da etiquetadora com correa transportadora são a identificação automática e altamente eficiente, a mudança rápida dos lotes e, por último, o conceito de embalamento e identificação atrativo que também agrada aos consumidores.

Para os visitantes da feira que também querem jogar pelo seguro em termos de identificação nos processos altamente automatizados, a MULTIVAC mostra com o sistema de inspeção ótico I 410, uma solução de alto rendimento e integrável para controlar a qualidade com uma própria correia transportadora. Para isso, as embalagens são recebidas por um dispositivo de transporte ligado a montante ou alimentados manualmente. A expulsão também pode ser realizada de modo eletro-motorizado, de forma a não necessitar de ar comprimido. O sistema é uma opção inteligente para, por exemplo, verificar a área de selagem em relação à contaminação durante o embalamento de alfaces. A seguira um Traysealer e um sistema de etiquetagem, o I 410 pode ser utilizado para controlar as etiquetas e a impressão.

Comments


bottom of page