Aproximadamente 90 voluntários, dentre os quais 27 crianças, alunos da escola Municipal Benedito Ottoni, no Maracanã, recolheram no último sábado (27), 68 quilos de resíduos recicláveis na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A ação foi organizada pelo Recicla Orla, projeto de sustentabilidade da Orla Rio com a startup Polen, juntamente com o Movimento Plástico Transforma, iniciativa criada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast).
Os voluntários realizaram a coleta dos materiais recicláveis encontrados nas areias e participaram de uma pré-triagem educativa, onde puderam aprender mais sobre os resíduos recicláveis e os problemas provindos do descarte incorreto desses materiais. Dentre os resíduos coletados, havia garrafas de vidro, embalagens de papel, latinhas e embalagens plásticas como as de salgadinhos, garrafas de água e refrigerante, sacolas e canudos. Se todos esses resíduos fossem descartados corretamente, voltariam ao ciclo produtivo como matéria-prima para novos produtos.
Todo o material coletado foi transportado para a central de triagem do Recicla Orla, em Santo Cristo, onde foram separados por tipo e enfardados para serem encaminhados à indústria para reciclagem, retornando à cadeia produtiva e fechando assim, o ciclo da economia circular.
"Foi lindo o mutirão de limpeza que fizemos na Praia de Copacabana. Dezenas de voluntários e crianças de uma escola, do Maracanã, participaram da ação que visava mostrar para todos a importância de preservar o meio ambiente. Há quatro anos o Recicla Orla, projeto de sustentabilidade criado pela Orla Rio em parceria com a Polen, foca na educação, gestão e conscientização para o descarte correto de resíduos. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas enxergar a quantidade de gente que alcançamos em eventos como o do último sábado é muito gratificante", comenta Nathalia Barreto, gerente de ESG da Orla Rio.
Comments